Toyota: disputa entre Japão e China faz cair vendas - TVI

Toyota: disputa entre Japão e China faz cair vendas

Sentimento antinipónico leva a queda das vendas na China

As vendas da Toyota na China caíram 22,1% em novembro devido ao aumento do sentimento antinipónico por causa da disputa territorial que Tóquio e Pequim mantêm sobre três ilhas.

As vendas de carros novos do maior fabricante de automóveis japonês caíram 63.800 unidades em novembro, embora a Toyota tenha recuperado relativamente a setembro e outubro, quando as vendas desceram 48,9% e 44,1%, respetivamente, em relação aos mesmos meses de 2011.

Em setembro, o Governo japonês anunciou a compra a um privado de três pequenas ilhas no arquipélago de Senkaku (Diaoyu em chinês), cuja soberania está a ser disputada com Pequim e que provocou violentos protestos contra os interesses nipónicos em várias cidades chinesas.

Perante esta situação, os fabricantes japoneses de automóveis baixaram as suas previsões de vendas na China este ano fiscal, que no Japão termina no próximo 31 de março, e esperam comercializar menos 20% do que o previsto antes da disputa territorial.

Os sete principais grupos automobilísticos do Japão esperam que este sentimento antinipónico na China reduza os seus lucros de uma forma global em 130.000 milhões de ienes (cerca de 1.214 milhões de euros).

A Toyota anunciou em outubro que produziu 30.591 veículos nas suas fábricas na China, menos 61,6% do que no mesmo mês de 2011.

Entretanto, a Nissan reduziu a sua produção nas fábricas chineses em 44%, enquanto que a Honda baixou o fabrico de carros em 54,2%.



AJG // MBA
Continue a ler esta notícia

EM DESTAQUE