Toyota já sabia do defeito no acelerador há quatro anos - TVI

Toyota já sabia do defeito no acelerador há quatro anos

Toyota Prius

Fabricante japonesa pode ter de pagar uma multa recorde de 12,3 milhões de euros por ter ocultado o problema

A recolha de 8 milhões de veículos só agora foi efectuada, mas o problema remonta há quatro anos. A Toyota já tinha conhecimento do defeito detectado nos aceleradores de alguns modelos da marca de automóveis.

NASA investiga defeito dos carros da Toyota



Foi a 7 de Fevereiro de 2006 que a fabricante percebeu que os tapetes podiam ficar presos no pedal do acelerador, segundo documentos datados de 24 de Março daquele ano, avança esta sexta-feira a Bloomberg. Os documentos já foram entregues ao National Highway Traffic Safety Adminstration (NHTSA), para posterior análise.

Carros: EUA querem multar Toyota por não comunicar defeitos



O híbrido Prius foi o primeiro modelo a ser alvo de um relatório, em 2005: constatou-se que havia uma «interferência do tapete com o pedal do acelerador».

A marca vem agora dizer que já reconheceu «em várias ocasiões que a empresa fez um mau trabalho de comunicação antes do recall» dos veículos.



O Departamento de Transportes norte-americano propôs, esta semana, que a Toyota pague uma multa recorde de 16,4 milhões de dólares (12,3 milhões de euros), por ter ocultado «deliberadamente» o problema. Quando há uma falha de segurança, as empresas têm cinco dias para comunicar o problema à entidade reguladora do sector.
Continue a ler esta notícia