Toyota suspende vendas do Lexus por razões de segurança - TVI

Toyota suspende vendas do Lexus por razões de segurança

Lexus GX 460

Aviso de revista norte-americana sobre a facilidade com que os veículos derrapam suscitou a decisão da fabricante japonesa

«Não compre: risco de segurança». Depois de a influente revista norte-americana «Consumer Reports» ter declarado não recomendar a compra do Lexus GX 460, fabricado já este ano, a Toyota decidiu suspender, ainda que provisoriamente, as vendas daquele modelo, nos EUA, avança esta quarta-feira, a AFP.

Toyota já sabia do defeito no acelerador há quatro anos



Para esta má classificação, contribuíram os problemas de estabilidade do veículo. A revista alega que a traseira do Lexus «derrapa até que o veículo quase saia da faixa de rodagem antes que o sistema electrónico de controlo de estabilidade consiga retomar» a direcção certa.

O director geral da marca de automóveis de luxo da Toyota, Mark Templin, disse, em comunicado, que a equipa está determinada «a identificar e corrigir o problema apontado» por aquela revista, segundo a agência EFE. Mais ainda, o responsável da Lexus solicitou aos concessionários «que suspendam temporariamente as vendas do GX 460 2010».

NASA investiga defeito dos carros da Toyota



Para colmatar a interrupção da comercialização do Lexus, a Toyota vai emprestar outro carro a quem já tenha adquirido o modelo em causa, até que seja encontrada uma solução para o problema.

O golpe provocado pela opinião da «Consumers Reports» vem complicar ainda mais a imagem da Toyota que, em Janeiro, viu-se obrigada a suspender as vendas de oito modelos, por um problema detectado no travão dos veículos. A fabricante japonesa está em maré de azar desde o final do ano passado, altura em que teve de chamar à fábrica milhões de carros nos EUA, por causa de um problema de aceleração não intencional.

A empresa chegou a ser multada em 16,4 milhões de dólares, por ter ocultado os defeitos perigosos detectados nos automóveis.
Continue a ler esta notícia