Transportes: vêm aí mais mil rescisões - TVI

Transportes: vêm aí mais mil rescisões

Álvaro Santos Pereira

Governo espera atingir o equilíbrio operacional das empresas públicas de transportes no final do ano

Relacionados
As empresas públicas de transportes podem rescindir contrato com mais mil trabalhadores. O plano é reformar o setor e tornar as empresas públicas de transportes sustentáveis. Um plano onde as rescisões com trabalhadores é um dos primeiros passos.

«No ano transato foi possível haver rescisões por mútuo acordo de mais de 2 mil trabalhadores. Existem neste momento mil pedidos adicionais para rescisões de mútuo acordo», disse esta quarta-feira o ministro da Economia, na Comissão de Economia e Obras Públicas.

Até ao final do ano, o Governo espera atingir o equilíbrio operacional das empresas, um equilíbrio conseguido não só através do aumento de preços dos transportes, mas também através da redução de pessoal e serviços.

E estas contas já foram feitas pelo Governo: «Estamos a falar em redução dos custos com o pessoal na ordem dos 11,8%. Estamos a falar em redução do fornecimento e serviços de terceiros na ordem dos 18%. Estamos a falar em redução dos custos operacionais entre cerca de 160 milhões de euros».

Estas reformas que decorrem num clima total de diálogo entre sindicatos, empresas e juntas metropolitanas, garante o ministro.

As empresas públicas de transportes têm dívidas na ordem dos 10% do PIB.

Ainda a propósito dos transportes, o Governo já deu instruções para ser reforçada a oferta da linha verde do metro de Lisboa.
Continue a ler esta notícia

Relacionados