Trichet: «Bancos devem contribuir para solucionar crise» - TVI

Trichet: «Bancos devem contribuir para solucionar crise»

Trichet

Presidente do Banco Central Europeu diz que a banca deve reforçar o capital e reduzir dividendos

O presidente do Banco Central Europeu, Jean-Claude Trichet, considerou esta sexta-feira que os bancos e demais entidades financeiras devem contribuir para solucionar a crise, através de reforços de capital e de reduções de dividendos.

Trichet, que falava em Madrid num encontro sobre a reforma do sector financeiro, insistiu que, durante algum tempo, as entidades devem «reforçar capital» e «reduzir dividendos», para assim garantir mais solvência e uma melhor preparação para eventuais crises futuras.

Neste quadro, considerou que a implantação do novo marco de regulação, o Basileia 3, é essencial para prevenir futuras crises, criando «bancos mais fortes capazes de contribuir para a estabilidade económica».

Ainda que, reconheceu, implementar este marco «representará alguns custos porque os bancos terão que cumprir requisitos mais estritos».

Para o futuro, Trichet admite que deve continuar a ser feito um intenso reforço da solvência das entidades financeiras, mesmo além de Basileia 3, para «evitar uma repetição da crise».

Três anos depois da crise, Trichet disse que é vital «proteger o mais possível a economia real dos stresses do sector financeiro», garantido que «o sistema financeiro não volta a ser um perigo tão grande para a economia real».

«A crise revelou problemas profundos na forma como o sector financeiro opera e é regulado», afirmou.

Para o futuro, e para minimizar esses riscos, disse Trichet, deve continuar a avançar a reconstrução financeira, assente nos pilares de «regulação bancária, regulação dos mercados financeiros e na supervisão macrofinanceira».

Trichet é o principal interveniente no 3º encontro anual sobre «a reforma do sistema financeiro» espanhol, que decorre em Madrid e que este ano coincide com os 25 anos do jornal económico «Expansion».
Continue a ler esta notícia