Uma missão da troika chega esta quarta-feira a Portugal para acompanhar o cumprimento das medidas previstas no memorando de entendimento assinado com o Estado português.

«No âmbito do Programa de Apoio Económico e Financeiro terá lugar, durante os dias 13 e 27 de Julho, uma missão de assistência técnica a Portugal envolvendo técnicos do Fundo Monetário Internacional, Comissão Europeia e Banco Central Europeu», adianta o Ministério das Finanças, em comunicado.

O objectivo é apoiar as autoridades portuguesas «na implementação das reformas estruturais na área das finanças públicas, tendo em conta os compromissos assumidos por Portugal».

Neste âmbito, serão analisados os «procedimentos inerentes à preparação e execução do Orçamento do Estado» e ainda «o reporte e partilha de informação na área das finanças públicas e a monitorização dos principais riscos à execução orçamental».

O programa de ajuda externa a Portugal prevê que o país receba 78 mil milhões de euros, tendo para isso de implementar de um pacote de medidas de austeridade, reformas estruturais e privatizações.
Redação / VC