O Turismo vai sofrer com a crise no outono e no inverno. O Barómetro Academia do Turismo antecipa uma queda do turismo nacional nas duas estações, face a 2011.
Os empresários responsabilizam precisamente a conjuntura nacional para esta queda, segundo a 40.ª edição do barómetro, que foi divulgada esta segunda-feira, que é citada pela Lusa.
Dois terços dos inquiridos - entre os quais empresários de turismo, hoteleiros, responsáveis de associações, de universidades e câmaras municipais - estimam uma quebra nas receitas do setor e metade antecipa uma diminuição do número de turistas e de dormidas no outono e inverno.
Das dezenas de inquiridos, a maioria acredita que a conjuntura económica que o país atravessa vai «contagiar» o desempenho do turismo nacional e elege a situação económica e financeira de Portugal e da Europa, a par da diminuição do poder de compra, como o principal motivo para a quebra dos indicadores do desempenho.
A promoção nos mercados tradicionais e emergentes com ações de publicidade e eventos e a redução da fiscalidade e do IVA na restauração são as medidas mais defendidas pelo setor para contrariar os efeitos da crise e melhorar o desempenho do turismo nacional.
Os especialistas acreditam que a Alemanha e o Brasil são os mercados para os quais o turismo nacional deve direcionar as atenções, aparecendo Espanha apenas na sétima posição na lista dos mercados prioritários.
Apesar das perspetivas negativas para os próximos meses, o índice médio de confiança mantém-se em território positivo, situando-se nos 58,2 pontos, numa escala de 0 a 100.
Turismo: vêm aí outono e inverno mais difíceis
- Redação
- 1 out 2012, 17:05
Barómetro antecipa queda face a 2011 por causa da crise
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