Se há crise em Espanha, não é nas televisões. A Telecinco lucrou 70,5 milhões de euros no ano passado, mais 45,6% do que em 2009 e a Antena 3 ganhou 109,1 milhões, uma valorização de 79,6%. Na base desta escalada está o maior aumento das receitas publicitárias.

Os media travam uma batalha de sobrevivência cada vez maior para fazer face à menor publicidade que vão encaixando, mas isso parece não ser um problema no pequeno ecrã.

A Telecinco explicou, num comunicado enviado ao regulador espanhol, citado pelo «El Mundo», que a eliminação de publicidade na TVE impulsionou o crescimento das receitas publicitárias nas restantes televisões, que absorveram a totalidade do investimento, ao mesmo tempo que o sector se deparou com um ajuste dos preços do mercado publicitário.

Do lado da Antena 3 os lucros foram ainda maiores com a publicidade a crescer 3,8%, contribuindo para o aumento das receitas do grupo que se cifraram nos 897,7 milhões de euros. O canal agarrou ainda mais quota de mercado.
Redação / VC