Últimos Alisuper fecham até final de Abril - TVI

Últimos Alisuper fecham até final de Abril

Alisuper

Cadeia algarvia deixa mais de 400 trabalhadores no desemprego

Os últimos 16 supermercados da cadeia algarvia Alisuper em funcionamento «vão ter de fechar até ao final de Abril», apesar dos apelos dos trabalhadores contra essa decisão, confirmou esta quarta-feira à Lusa o presidente da Alicoop.

Segundo José António Silva, «não resta alternativa senão o fecho dos supermercados», justificando a medida com a «protecção da massa insolvente».

A 1 de Maio, os 58 trabalhadores em actividade terão de juntar-se aos 380 que, desde o início de março, viram os seus contratos ser suspensos.

Hoje, às 11:30, a comissão de trabalhadores e os delegados do Sindicato dos Trabalhadores do Comércio, Escritórios e Serviços de Portugal (CESP) reúnem-se em Faro com a Governadora Civil, no decurso de uma ronda de contactos com vista a travar o encerramento das lojas e a liquidação do grupo.

«Apesar dos trabalhadores não aceitarem o fecho das lojas, não nos foram dadas condições [pela comissão de credores] para fazermos a reposição de stocks e, como tal, as lojas tornam-se insustentáveis», explicou.

Os 16 supermercados em funcionamento - 13 no Algarve e 3 na área de Lisboa - apresentam roturas de aprovisionamento de várias gamas de produtos, estando apenas autorizados a adquirir bens perecíveis, como legumes e carnes frescas, pão e lacticínios.

O CESP, em comunicado, reforça que a comissão de credores «não tem assumido as posições que devia para garantir a funcionalidade mínima [da empresa]» e que, neste quadro, a Alicoop «está a ser encaminhada para a liquidação a muito curto prazo».

O sindicato entende que a viabilização do grupo depende dos bancos credores «aguentarem as lojas», quando «o que vêm fazendo é em cada dia estrangular mais, para no final concluírem não haver viabilidade, com prejuízo de credores e trabalhadores», lê-se no comunicado.

Na última reunião geral de trabalhadores, realizada a 5 de abril, na sede da Sociedade Cooperativa de Produtos Alimentares do Algarve (Alicoop) em Silves, os cerca de 500 funcionários da empresa manifestaram-se dispostos ¿a desenvolver todas as ações de luta¿ que possam viabilizar a empresa e assegurar os postos de trabalho.

A Alicoop - que detém as empresas Alisuper, Macral e Geneco - conta com 81 supermercados Alisuper, 70 no Algarve e 11 em Lisboa, e quase 500 trabalhadores. Encontra-se em insolvência desde agosto de 2009, devido a dívidas acumuladas de cerca de 80 milhões de euros.

O plano de viabilização, que prevê a reconversão da cadeia Alisuper numa insígnia internacional, tem o aval do maior credor, o Millennium BCP, mas não da Caixa Geral de Depósitos, que alega já ter «levado o seu nível de apoio até ao limite».
Continue a ler esta notícia

EM DESTAQUE