Vendas de carros novos afundam 42% em abril - TVI

Vendas de carros novos afundam 42% em abril

Ligeiros de passageiros, automóveis comerciais e pesados. Nenhum escapa à crise que já dura há mais de um ano

Relacionados
É uma crise que dura há mais de um ano. O mercado automóvel continua em forte contração e as vendas de ligeiros de passageiros caíram, em abril, 41,7 por cento, face ao mesmo mês do ano passado.

No total, foram vendidos 8.400 carros novos, numa sequência de quedas que dura há 16 meses consecutivos, de acordo com

a Associação Automóvel de Portugal (ACAP).

«Em termos acumulados, no primeiro quadrimestre de 2012, as vendas de automóveis ligeiros de passageiros atingiram as 31.932 unidades, o que representou uma forte quebra de 46,8 por cento, relativamente ao período homólogo».

Uma tendência também verificada no mercado de veículos comerciais ligeiros. No mês de abril «assistiu-se a uma fortíssima queda de 63,1 por cento em relação ao mês homólogo, tendo sido vendidos apenas 1.029 veículos».

A ACAP aponta o dedo ao «forte aumento da carga fiscal verificado no início do corrente ano e que veio penalizar veículos inequivocamente de trabalho».

De janeiro a abril, o mercado de carros comerciais situou-se nas 5.167 unidades,menos 55,1 por cento face a 2011.

E nem os pesados fintam a crise: em abril, este mercado registou «uma queda bastante acentuada», tendo sido comercializados apenas 110 veículos, o que se traduziu num decréscimo de 69,6 por cento face ao mês homólogo.

Nos primeiros quatro meses de 2012, as vendas de pesados não foram além das 689 unidades, tendo-se verificado uma queda de 51,1 por cento, quando comparado com o mesmo período do ano passado.
Continue a ler esta notícia

Relacionados