Vendas de smartphones vão cair 14% em 2012 - TVI

Vendas de smartphones vão cair 14% em 2012

Tablet venezuelano

Telemóveis inteligentes devem recuperar apenas em 2013. Ilesos saem os segmentos dos tablets e e-books

Relacionados
As vendas de smartphones deverão cair 14%, em Portugal em 2012, mas conseguirão registar uma recuperação logo no ano seguinte, segundo as previsões da IDC - empresa consultora de tecnologias de informação.

«Os smartphones tiveram crescimentos consecutivos em 2006, 2007 e 2008, mas este ano vão ter uma quebra de 0,5 por cento». Já para o próximo ano, a quebra será mais significativa, pelo que se espera que as vendas daqueles dispositivos móveis abrandem em 14%, disse à agência Lusa, Gabriel Coimbra, director-geral da IDC.

Para os smartphones 2013 será um ano de recuperação, quando, prevê o consultor, as vendas dos telemóveis inteligentes deverão crescer 15%.

Por enquanto o segmento que melhor sobrevive no mercado é o dos tablet, que deverão continuar a crescer «a curto e médio prazo». Só este ano, tablets e e-books cresceram 211%.

Em sentido oposto estão as vendas de computadores pessoais e portáteis que registaram, este ano, um recuo significativo.

Vendas de telemóveis caíram mais de 20%

O mercado dos dispositivos móveis, no geral, conheceu este ano uma queda no número de unidades vendidas. No terceiro trimestre as vendas recuaram, exactamente, 20,9%, face a igual período de 2010.

A IDC explicou que entre Julho e Setembro foram vendidos, em Portugal, um total de 1,25 milhões de telemóveis. Só os equipamentos ditos tradicionais registaram uma queda de vendas na ordem dos 28%, em relação aos mesmos meses do ano anterior.

«Verificou-se uma queda dos telefones móveis tradicionais, em linha com os trimestres anteriores» disse Francisco Jerónimo, da IDC.
Continue a ler esta notícia

Relacionados

EM DESTAQUE