Vendas de veículos ligeiros caem 24% - TVI

Vendas de veículos ligeiros caem 24%

Contas

Associação de comerciantes admite que o sector vive «momentos de grande dificuldade»

Relacionados
As vendas de automóveis ligeiros novos desceram 23,9% nos primeiros cinco meses do ano, face ao período homólogo, afirmou à Lusa a associação de comerciantes, que admite que o sector vive «momentos de grande dificuldade».

A crise económica está a reflectir-se também nas oficinas automóveis, segundo Jorge Nunes da Silva, da Associação Nacional das Empresas do Comércio e Reparação Automóvel (Anecra).

Está a ser feito um estudo sobre o impacto da crise nas oficinas de reparação automóvel, que ainda não está terminado, mas o secretário-geral da Anecra acredita que «a situação este ano pode ser mais grave do que em 2010, quando fechavam quatro a cinco empresas por dia».

A possibilidade de muitos portugueses, que se vêem com uma significativa redução dos rendimentos, poderem estar a poupar nas revisões dos automóveis, preocupa os responsáveis da Anecra, não só pelo impacto que terá no sector da reparação, mas ainda pelas consequências ambientais e na segurança rodoviária.

Os veículos poderão estar a circular em condições de segurança mais frágeis e muitos portugueses poderão procurar fazer as revisões automóveis em casa, o que levanta a questão: «o que fazem aos óleos usados? Provavelmente deitarão nas sarjetas e nos campos, com grave impacto ambiental».

Jorge Nunes da Silva afirma que esta crise está a afectar gravemente o sector, mas «pode ser ao mesmo tempo uma oportunidade». Recorda a realização do 7.º Encontro Nacional da Reparação Automóvel, que decorre este fim-de-semana no Porto, em que vão ser discutidas todas as questões que afectam o sector.
Continue a ler esta notícia

Relacionados

EM DESTAQUE