Visita do Papa: TMN, Vodafone e Optimus reforçam redes - TVI

Visita do Papa: TMN, Vodafone e Optimus reforçam redes

Papa em Malta

Operadoras querem responder a «aumento excepcional» nas comunicações

Relacionados
TMN, Vodafone e Optimus vão reforçar a cobertura e a capacidade das redes de comunicações móveis nos locais e dias em que Bento XVI visitará Portugal, dada a grande concentração de pessoas esperada em alguns locais de Lisboa, Fátima e Porto.

Fonte da TMN avançou que a visita de Bento XVI, de 11 a 14 de Maio, é considerada uma «situação excepcional» em que é expectável um tráfego acima do normal «nas comunicações em zonas especificamente identificadas».

Por essa razão, a Portugal Telecom (PT) accionou «uma Operação de Acompanhamento de Eventos Especiais» para «reforçar pontos específicos da rede», bem como «a criação de um Centro de Comando Operacional» para condução e coordenação de todas «as acções relativas ao evento: supervisão, reporting e eventuais alterações de configuração».

A presença de técnicos nos locais e o reforço das equipas de supervisão PT, assim como a definição de uma escala de prevenção alargada para todos os elementos de rede estão igualmente a ser preparados pela empresa, escreve a Lusa.

Ao nível do reforço de cobertura e da capacidade da rede, a PT prevê a instalação de duas novas estações móveis no Terreiro do Paço, em Lisboa, e em Fátima (onde se realizarão missas papais) e a instalação de um quarto sector nas estações do Centro Cultural de Belém.

Será também instalado um quarto sector nas estações da Avenida dos Aliados, no Porto, e feita a ampliação e duplicação de capacidade nas estações que asseguram a cobertura das zonas por onde passará a comitiva do papa, incluindo o aeroporto Sá Carneiro (Porto) e a Nunciatura Apostólica (Lisboa, onde dormirá Bento XVI).

Vodafone instala estações móveis adicionais

A PT conta ainda instalar infra-estruturas para suporte de comunicações nos centros de comunicação social (no Centro de Congressos de Lisboa, no Santuário de Fátima e no Gabinete do Munícipe no Porto).

Quanto à Vodafone, vai fazer um «exaustivo plano de reforço de cobertura e capacidade da rede de comunicações móveis», revelou fonte da empresa. Assim, vai proceder ao «aumento de capacidade de tráfego e de cobertura nas estações existentes» e instalar «estações móveis adicionais nos locais de Lisboa, Fátima e Porto incluídos no programa da visita».

Em todos estes locais é «esperada uma elevada afluência de pessoas», nomeadamente no Terreiro do Paço, Picoas e Centro Cultural de Belém, em Lisboa, Santuário e Igreja da Santíssima Trindade, em Fátima, e Avenida dos Aliados, no Porto, justifica a empresa.

Este plano vai «proporcionar reforços significativos de capacidade das comunicações de voz e dados» nestes locais, o que em alguns casos representa o triplo da capacidade disponível.

Levando em conta «as características tão particulares desta visita», a Optimus decidiu também reforçar a rede. Fonte da empresa explicou que estão em curso «várias acções de reforço de capacidade e cobertura de rede, nas áreas onde se prevê que haja maior concentração de pessoas, nomeadamente em Fátima, Porto e Lisboa».
Continue a ler esta notícia

Relacionados