Vodafone transfere dinheiro da Grécia para o Reino Unido - TVI

Vodafone transfere dinheiro da Grécia para o Reino Unido

Dinheiro. Foto: Reuters

Grupo está a analisar a possibilidade de emitir facturas numa outra moeda caso a situação se agrave

Relacionados
O grupo Vodafone está a transferir o dinheiro da Grécia para o Reino Unido «todas as noites», seguindo a tendência de outras empresas como a GlaxoSmithKline e WPP como medida de prevenção face à crise da dívida europeia.

De acordo com a agência financeira Bloomberg, o grupo britânico Vodafone está também a analisar a possibilidade de emitir facturas numa outra moeda caso a situação se agrave, admitiu o responsável financeiro da empresa, Andy Halford, numa conferência telefónica, quando questionado sobre um eventual incumprimento da Grécia e suas consequências.

O dinheiro que tem sido transferido para Newbury, sede da Vodafone em Inglaterra, mostra como as empresas britânicas estão a tentar proteger-se contra eventuais imparidades e perdas em países que têm a moeda única.

O grupo Vodafone é o maior operador móvel a nível mundial.

Também a farmacêutica GlaxoSmithKline começou a repatriar o dinheiro que tem em vários bancos na zona euro desde o ano passado.

O director financeiro da WPP, Paul Richardson, afirmou na quarta-feira que a agência de publicidade tem levantado euros e transferido para os EUA, onde a moeda é trocada por dólares todos os dias.

O medo de contágio da situação da Grécia a outros países é uma situação que tem vindo a preocupar as empresas, as quais estão a tomar medidas de prevenção.
Continue a ler esta notícia

Relacionados