Esquerda aprova Orçamento do Estado para 2017 na generalidade - TVI

Esquerda aprova Orçamento do Estado para 2017 na generalidade

Votos favoráveis de PS, BE, PCP e PEV, abstenção de PAN e votos contra da direita PSD e CDS-PP. É o segundo OE da era da chamada 'geringonça'

A esquerda parlamentar aprovou esta sexta-feira, 4 de novembro, a proposta de Orçamento do Estado para 2017. A votação, na generalidade, envolveu 228 deputados, e contou com os votos favoráveis de PS, BE, PCP e PEV.

Já o PAN absteve-se e os partidos da direita, PSD e CDS-PP, como era expectável votaram contra.

Depois de dois dias de longas horas de discussão, o segundo Orçamento da era da chamada geringonça foi aprovado.

A expressão de Paulo Portas acabou por ser adotada tanto pela direita como pela esquerda, cada uma das partes puxando a brasa à sua sardinha: PSD e CDS com uma conotação negativa, os outros partidos, à exceção do PAN, têm tentado tirar partido do nome para dizerem que é geringonça, mas "funciona". 

Há, no entanto, ainda um caminho a percorrer: segue-se a discussão na especialidade, até à votação final global do documento, no próximo dia 29 de novembro.

Se também receber luz verde na especialidade, isso quer dizer que o documento entrará em vigor, conforme previsto, a 1 de janeiro. E será ele que norteará a vida dos portugueses durante o ano que aí vem.

Continue a ler esta notícia

EM DESTAQUE