Tem uma família numerosa? Pequena? Com filhos ou pais a cargo? Não importa. No Dia Internacional da Família, na Economia24 quisemos recordar que a poupança e o cuidado com os gastos são para todos, mas exigem mais atenção no caso das famílias grandes.

A secretária-geral da Associação Portuguesa de Famílias Numerosas, Ana Cid Gonçalves, assegura que não trabalham só para associados ou para famílias que, na realidade, precisam pouco, financeiramente falando. Todos podem consultar a associação e pedir apoio.

É totalmente falso que as famílias numerosas seja ou muito ricas ou muito pobres. Os dados do INE mostram que as famílias numerosas são totalmente transversais à sociedade portuguesa. Seis em cada 10 famílias numerosas são profissionais administrativos e dos serviços e operários. E, se olharmos para os empresários e patrões não chega a cinco em cada 100 as famílias numerosas”, diz.

Sobre as fórmulas de gerir e fazer “milagres” mensais, por vezes com orçamentos reduzidos, há várias.

Reciclar e reaproveitar

Nas famílias numerosas a reciclagem é um valor assumido. Roupas, calçado, livros, acessórios de criança, mobília, etc, vão passando de irmão para irmão, de primo para primo, entre amigos e conhecidos. Calções que já estão muito estragados, transformam-se em pegas de cozinha, assim como meias que já não servem acabam numa bola de trapos ou num pano para limpar sapatos.

Refeições

“É preciso, muitas vezes, o fazer esticar. Um bife pode antes ser uma carne picada ou estufada com mais massa ou arroz”, sugere Ana Cid Gonçalves, garantindo que é a realidade de muitas famílias.

Descontos

A associação trabalha com várias empresas em todo o país para que os sócios possam beneficiar de alguns descontos em lojas de bens e serviços.

Redução das tarifas de água

Um dos desafios para estas famílias é sempre os custos que têm, a mais que as outras, pelos serviços básicos. Por isso, a associação trabalha também, junto dos municípios, no sentido da redução as tarifas, sobretudo da água.

“Onde toma banho uma pessoa, não é o mesmo que tomarem quatro ou cinco”, refere, acrescentado que “na luz o mesmo. Estas famílias não podem, por exemplo, contratar a potência mínima.”

A tarifa familiar de água tem em conta o consumo per capita e pode estar disponível no seu município.

Férias

O campismo, o montanhismo ou a casa de um familiar são, geralmente escolha quando o tema é as férias e “são férias felizes de igual modo”, assegura.

Cartão Municipal de Famílias Numerosas

“Há municípios que têm vindo a implementar políticas muito interessantes, algumas até passaram para o âmbito nacional, como o caso do apoio aos manuais escolares ou a política de transportes”, afirma Ana Cid Gonçalves.

Por isso, talvez valha a pena ver o que o seu município tem para si neste âmbito.