OE2012: Durão remete posição para mais tarde - TVI

OE2012: Durão remete posição para mais tarde

Durão Barroso

Comissão só fará comentários quando houver uma apresentação formal do orçamento

O presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso, escusou-se esta segunda-feira a comentar a proposta do Governo português de Orçamento do Estado para 2012, remetendo uma posição para depois de ser conhecido o documento.

«Não posso fazer ainda qualquer comentário», disse José Manuel Durão Barroso, à saída de uma cimeira social tripartida em Bruxelas, quando questionado sobre as grandes linhas da proposta do Governo já anunciadas na passada quinta-feira pelo primeiro-ministro.

Na última sexta-feira, o porta-voz do comissário europeu dos Assuntos Económicos já indicara que a Comissão só fará comentários quando houver uma apresentação formal do orçamento, mas adiantou que Bruxelas está «segura da determinação das autoridades portuguesas em fazer tudo o que for preciso para alcançar as metas acordadas», que reconheceu serem agora mais exigentes, face «a recentes desenvolvimentos, como o desvio (nas contas) da Madeira».

A proposta de Orçamento do Estado para 2012 vai ser entregue hoje à tarde pelo Governo no Parlamento, depois de o primeiro-ministro ter anunciado parte das suas medidas mais duras e de ter reconhecido que este será «severo» e «difícil de aceitar».
Continue a ler esta notícia