Greve de tripulantes de cabine da Ryanair também vai afetar Portugal - TVI

Greve de tripulantes de cabine da Ryanair também vai afetar Portugal

  • JFP
  • 4 jul 2018, 18:33
Ryanair

O anúncio foi feito pelo sindicato espanhol SITCPLA um dia depois de os pilotos da Irlanda terem agendado uma paralisação para o dia 12. Protesto pode estragar as férias de muita gente

As equipas de tripulação da Ryanair em Portugal, Espanha, Itália e Bélgica vão avançar com uma paralisação global. O anúncio foi feito pelo sindicato espanhol SITCPLA, um dia depois de os pilotos da Irlanda terem agendado uma greve para o dia 12.

De acordo com o sindicalista Antanio Escobar, citado pela Reuters, as datas serão anunciadas esta quinta-feira, depois da aprovação por parte das autoridades italianas.

Escobar adiantou que membros da companhia aérea de outros países podem vir a juntar-se à paralisação, que pretende condenar as “exigências ilegais” da empresa e o desrespeito pelas condições de trabalho.

Várias equipas de tripulantes na Europa publicaram uma lista com 34 exigências, entre elas “um salário justo”, melhoria nos subsídios por doença e contratos de trabalho com base na lei local e não na lei irlandesa.

A lista foi redigida por tripulantes de 80% das 86 bases da companhia aérea, informou a Federação Internacional dos Trabalhadores de Transporte.

Anúncio dos pilotos irlandeses

Os pilotos da Irlanda já tinham esta terça-feira avançado com a convocatória de uma greve para o próximo dia 12, apresentando queixas de que a companhia aérea não está a cumprir as promessas de alteração nas condições laborais exigidas em dezembro do ano passado.

Os sindicatos tinham ameaçado com a paralisação no final do ano passado caso a companhia não apresentasse respostas até ao final do mês de junho.

A greve, a cumprir-se, terá efeitos muito negativos por tratar-se da época alta. Muitos passageiros podem ver as férias estragadas por causa do protesto. 

Só no ano passado, a companhia que voa para 37 países transportou 130 milhões de passageiros.

Continue a ler esta notícia

Mais Vistos

EM DESTAQUE