PPP: Estado poupa 850 milhões em quatro contratos - TVI

PPP: Estado poupa 850 milhões em quatro contratos

Primeiras PPP renegociadas são das mais recentes, lançadas pelo Governo de José Sócrates

Relacionados
O Governo está a renegociar os contratos das Parcerias Público- Privadas (PPP). Em quatro dessas negociações foram poupados 850 milhões de euros. As primeiras PPP renegociadas são das mais recentes, lançadas pelo Governo de José Sócrates.

Assim, no Baixo Tejo foi cancelada a estrada ER-377-2, entre a Caparica e a Fonte da Telha, bem como a requalificação da Avenida do Mar.

Já a nova autoestrada transmontana, construída sobre o IP 4, mantém-se concessionada entre Vila Real e a fronteira de Quintanilha. Mas o IP 4 Amarante-Vila Real e a variante de Bragança regressam à empresa Estradas de Portugal (EP), que fica responsável pela respetiva manutenção.

Na parceria Litoral- Oeste mantém-se a construção prevista, mas voltam para a esfera pública o IC9 entre Alburitel e Tomar, e a variante da Nazaré, construída pela subconcessionária.

O Governo vai agora entrar numa segunda fase de negociações, envolvendo os bancos financiadores, destinada a obter reduções no lucro dos acionistas.

Resta saber se as empresas, que acabam de reduzir o seu volume de negócios, aceitam facilmente diminuir também os seus lucros.
Continue a ler esta notícia

Relacionados