Passos: previsão do Banco de Portugal mostra que Governo foi realista - TVI

Passos: previsão do Banco de Portugal mostra que Governo foi realista

Primeiro-ministro diz que a pouco e pouco todas as instituições se aproximam da projeção feita pelo Governo

Relacionados
O primeiro-ministro congratulou-se esta segunda-feira à tarde, numa visita ao Portugal dos Pequenitos, pela previsão do Banco de Portugal, que reitera um crescimento de 1,7% na economia portuguesa este ano.

Pedro Passos Coelho sublinhou que a previsão do banco central é até uma décima mais alta do que aquela que o Governo fez quando elaborou o Orçamento do Estado em outubro passado, e que muitos consideraram irrealista.

“Esta é mais uma previsão que mostra que aquelas que o Governo fez quando elaborou o Orçamento de Estado eram realistas”, disse, acrescentando que todas as instituições, nacionais e internacionais, “à media que vão fazendo as atualizações das suas projeções, vão-se aproximando das do Governo, o que é muito positivo para o país”.


Passos Coelho lembrou que Portugal está desde 2013 num processo de recuperação económica e do emprego.

“É o que interessa”, sublinhou. “São bons dados para os portugueses e para o país. O Banco de Portugal tem uma perspetiva da composição dessa recuperação que é mais favorável que a do Governo, porque é feita sobretudo à custa da procura interna do investimento, e isso é muito importante, porque para crescer de forma mais sustentada, temos de o fazer com base no investimento, e fazê-lo sem nos estarmos a endividar”.


Por isso, para o primeiro-ministro, a previsão do Banco de Portugal “confirma de alguma maneira o acerto da política económica” que o Executivo tem seguido.
Continue a ler esta notícia

Relacionados