Estado poupa 100 milhões com novos cortes na Saúde - TVI

Estado poupa 100 milhões com novos cortes na Saúde

Teixeira dos Santos

Ministro anunciou novas medidas sem especificar números. Mas documento enviado a Bruxelas tem tudo ao pormenor

Relacionados
Quando no dia 11 de Março o ministro das Finanças anunciou, numa conferência de última hora, o novo pacote de austeridade, pouco antes de Sócrates fazer a comunicação formal em Bruxelas, referiu que iam ser efectuados novos cortes na Saúde. Mas sem especificar quais.

Teixeira dos Santos apenas disse que o Governo propunha uma redução adicional de 10% nas despesas e custos dos serviços autónomos.

O compromisso escrito

Mas a verdade é que o Executivo se comprometeu, em pormenor, a poupar 100 milhões de euros só com este novo pacote de austeridade para garantir a consolidação orçamental em 2011.

É o que revela o documento escrito enviado a Bruxelas, que diz ainda que o Governo espera economizar, no total, à volta de 700 milhões com os cortes na Saúde.

Como «melhorar e reduzir significativamente os custos» do sector? O Governo vai mesmo pôr em prática as medidas anunciadas em meados de Dezembro do ano passado.

Entre elas está, já desde Janeiro, a redução dos salários, mas também aquilo que o Executivo chama de «racionalização das estruturas administrativas do Serviço Nacional de Saúde». E ainda a «redução global das despesas em medicamentos», uma «prioridade» concretizada com a diminuição de preços e comparticipação dos medicamentos e com a disponibilização de mais medicamentos genéricos, entre outras medidas.

Também já há metas definidas para 2012: os custos operacionais devem ser reduzidos em 10%, para ser atingida uma poupança adicional de 200 milhões de euros.
Continue a ler esta notícia

Relacionados