S&P baixa rating da Grécia para incumprimento selectivo - TVI

S&P baixa rating da Grécia para incumprimento selectivo

Grécia

Perdão de dívida representa isso mesmo

Relacionados
A agência de notação financeira Standard and Poor`s baixou a nota atribuída à Grécia para SD - incumprimento seletivo. A decisão foi tomada na noite de segunda-feira, com a S&P a argumentar que o perdão de dívida feito na sexta-feira corresponde a um incumprimento. Entretanto, o BCE suspendeu temporariamente a aceitação de títulos de dívida helénica.

A nota representa então um incumprimento seletivo, indica a S&P, que pretende subir o rating do país para CCC, que é atribuído a emitentes de qualidade medíocre e com um verdadeiro risco de incumprimento, quando a operação do perdão de dívida for totalmente realizada, provavelmente em meados de março.

A decisão já era esperada, porque a agência já tinha indicado que passaria a Grécia para SD, assim que fosse alcançado o acordo sobre a renúncia de créditos concedidos pela banca privada às autoridades gregas.

Em contrapartida, acrescenta-se no texto, se não houvesse acordo, a S&P consideraria que a Grécia apresentaria «um risco iminente de incumprimento», cita a Lusa.

O acordo alcançado entre a Grécia e os seus credores privados permitirá ao país uma redução de dívida de 107 mil milhões de euros.
Continue a ler esta notícia

Relacionados

Mais Vistos