Uma «auditoria à dívida pública». Assina? - TVI

Uma «auditoria à dívida pública». Assina?

Dinheiro

Petição é assinada por 38 figuras ligadas ao movimento sindical, associativo e ao ensino universitário

Relacionados
O secretário-geral da CGTP, Carvalho da Silva, e o economista da Universidade de Coimbra José Castro Caldas são duas das figuras que subscrevem uma petição para que seja feita uma auditoria à dívida portuguesa com participação da sociedade civil.

A petição, intitulada «Por uma auditoria à dívida portuguesa», é assinada por 38 figuras ligadas ao movimento sindical, associativo e ao ensino universitário e defende uma auditoria da dívida «com participação da sociedade civil e do movimento dos trabalhadores» como forma de «determinar que partes da dívida são ilegais, ilegítimas, odiosas ou simplesmente insustentáveis».

«É urgente, neste contexto, a constituição de uma comissão popular, aberta e de convergência unitária, para uma auditoria à dívida portuguesa», refere o documento, acrescentando que uma auditoria nestes moldes «oferece aos trabalhadores o conhecimento e a autoridade necessários para a definição democrática de políticas nacionais perante a dívida».

Segundo os peticionários, esta auditoria «incentiva igualmente a responsabilidade, a prestação de contas e a transparência da administração do Estado».

Entre os principais subscritores estão Manuel Carvalho da Silva, secretário geral da CGTP-IN, António Avelãs, presidente do Sindicato de Professores da Grande Lisboa (SPGL), ou o socialista Elísio Estanque, investigador do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra.
Continue a ler esta notícia

Relacionados