CTT, BCP e energia a acentuarem vermelho na bolsa - TVI

CTT, BCP e energia a acentuarem vermelho na bolsa

Isto depois de um fecho negativo nos Estados Unidos, no final da semana passada, e das vendas a retalho na Alemanha, divulgadas sexta-feira, terem dececionado aos protagonistas do mercado

Manhã nada animadora nesta nos principais índices europeus, com o PSI20 a não ser exceção. Isto depois de um fecho negativo nos Estados Unidos, no final da semana passada, e das vendas a retalho na Alemanha, divulgadas sexta-feira, terem dececionado aos protagonistas do mercado.

Em Lisboa, os sinais mais negativos chegam da energia cm a Galp destacada, a perder 0,8% para 12,365 euros e a ser um dos grandes responsáveis pela descida do PSI20 em 0,76% para 4.640,79 pontos. Isto num dia em que o petróleo volta a estar em queda nos mercados internacionais. De resto a descida do valor da matéria-prima nos mercados internacionais, foi uma das razões da descida dos lucros da petrolífera nos primeiros nove meses do ano.

Mas da banca também não vêm bons ventos. Depois de uma semana péssima para as ações do BCP, o banco volta a ensaiar mais quedas. Desce 4,4% para 1,195 euros, abaixo dos 1,34 euros, aproximadamente, com que se lançou à cotação na passada segunda-feira, depois de reagrupar os títulos em que cada 75 passaram a valor um.

Más notícias também do lado dos CTT. Apesar de a instituição ter anunciado, antes da abertura do mercado, que os custos do Banco Postal, que penalizam os resultados globais não vão impedir a empresa de pagar um dividendo de 0,48 euros por ação sobre os resultados de 2016 – se assim for aprovado em assembleia-geral de acionista, o fato é que os títulos desce 0,75% para 6,059 euros. Isto depois do CTT anunciarem também quebra de 9,1% para 46 milhões no lucro líquido consolidado entre janeiro e setembro.

Continue a ler esta notícia