Preço dos combustíveis quase sem alterações - TVI

Preço dos combustíveis quase sem alterações

Cotação do petróleo está a subir mas ainda é pouco significativa para influenciar preços da gasolina e gasóleo ao consumidor final

Ir abastecer o caso na próxima semana não vai custar mais do que esta no caso do gasóloe e a subida no litro da gasolina não deve passar em média os 0,5 cêntimos por litro, isto tendo em conta o valor das cotações do petróleo desta manhã

Ao que a TVI24 tinha apurado, e avaliar pela cotação do petróleo nos mercados internacionais de ontem, não haveria mexidas nos preços médios da gasolina e do gasóleo em Portugal esta semana. Mas afinal pode ser ligeira a subida no caso da gasolina.

Atualmente, a cotação internacional do petróleo e o frete representam 30,8% do preço de referência no caso da gasolina, e 35% no caso do gasóleo. A maior fatia é mesmo o Imposto Sobre Combustíveis e outros impostos (49,6% e 41,2%, respetivamente).

Esta manhã, em Londres, o preço da Brent, que serve de referência às nossas importações estava em ligeira alta, de 0,03%, com o preço do barril de petróleo para entrega futura a cotar nos 50,99 dólares. E a tendência têm-se mantido. Por isso, só se esta tendência se mantiver, podemos pensar em novas subidas nas próximas semanas e mais significativas, depois de três semanas em queda.

Portugal é dos países que paga os combustíveis mais caros, de uma lista de países e produtos analisados num estudo do Deutsche Bank, citado pelo jornal online Eco. Segundo o mesmo estudo, Lisboa é a quarta cidade com combustíveis mais caros ficando à frente de Zurique, Estocolmo e Milão.

(Notícia atualizada com o efeito das cotação desta sexta-feira nos preços da gasolina)

Continue a ler esta notícia

Mais Vistos