Segunda-feira acorda com mais despesas em combustíveis, sobretudo se tiver um carro a gasolina. Para estes consumidores, e a manterem-se as previsões a que a TVI24 teve acesso, a subida será de 1,5 cêntimos o litro. 

No caso do gasóleo o aumento será mais ligeiro, de 0,5 cêntimos o litro. Apesar da descida do valor do Brent – petróleo negociado em Londres e que serve de referência às nossas importações - nos mercados internacionais: está a cotar nos 65,56 dólares por barril contra os 66,27 dólares há uma semana, esta a semana "vence" a subida, embora equivalente às descidas da passada sexta-feira. Uma alta que pode estar relacionada com o fato do euro estar a perder peso face ao dólar. Ou seja, são precisos mais euro para comprar o mesmo barril de petróleo.

A confirmarem-se estas subida, a gasolina simples 95 volta à trajetória de alta que mantinha desde o início do ano (interrompida a semana passada). O preço médio de venda ao público (PVP) atingiu os 1,455 euros por litro desde o início do ano. 

Já o PVP médio no gasóleo simples está a subir desde o início do ano. Segunda-feira passada chegou a um PVP médio de 1,392 euros por litro.