Lucros da Galp caem 26% entre janeiro e setembro - TVI

Lucros da Galp caem 26% entre janeiro e setembro

Galp (Reuters)

Já o EBITDA - lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização -  caiu 17% para 1.015 milhões. Descida da margem de refinação penaliza resultados

A Galp lucrou menos 26% para 361 milhões de euros nos primeiros nove meses do ano face ao homólogo. Já no que toca ao trimestre, a queda foi de 36% para 115 milhões de euros quando comparado com o mesmo período de 2015. A empresa foi penalizada pela descida da margem na refinação, que ofuscou a forte subida da produção no Brasil, anunciou em comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

Já o EBITDA - lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização -  caiu 17% para 1.015 milhões de euros entre janeiro e setembro e desce 6% para 384 milhões. 

Em comunicado, a Galp explicou que "o EBITDA desceu 6%, devido ao decréscimo das margens de refinação no negócio de R&D, e apesar da maior contribuição do negócio de E&P; o negócio de Gás & Power (G&P) manteve uma contribuição estável para o Ebitda do Grupo".

Tanto nos lucros como no EBITDA, os números são ajustados para corrigir os efeitos de stock e eventos não-recorrentes (RCA).

A Galp tem participações em vários blocos de produção de petróleo no pré-sal do Brasil, que vê como principal motor de crescimento e investimento nos próximos anos, e no offshore angolano.

Continue a ler esta notícia