Portugal cresce metade da zona euro e é o segundo pior - TVI

Portugal cresce metade da zona euro e é o segundo pior

Dinheiro (Reuters)

19 países que partilham a moeda única criaram mais 1,7% de riqueza até março, em comparação com o primeiro trimestre de 2015. Já o crescimento português, em cadeia, foi três vezes mais baixo

O crescimento verificado em Portugal entre janeiro e março foi metade daquele a que assistiu a zona euro, no seu conjunto, segundo os dados publicados esta terça-feira pelo Eurostat, o gabinete de estatísticas europeu.

O Produto Interno Bruto dos 19 países que partilham a moeda única aumentou 1,7%, enquanto o português, isolado, expandiu-se 0,9%. Portugal apresenta, de resto, o quarto pior desempenho da zona euro. Atrás, só mesmo a Grécia (-1,4%).

Já se fizermos a comparação com os 28 países da União Europeia, é o quarto pior, uma vez que tem a Grécia, a Hungria e a Dinamarca com crescimento negativo (a primeira) ou mais baixo (as outras duas). Na UE, o crescimento anual foi de 1,8%. 

É, de resto, a comparação homóloga que permite aferir o desempenho da economia. 

Olhando para a evolução entre trimestres, aí podemos atestar que Portugal cresceu três vezes menos do que a zona euro (0,2% face a 0,6%). 

Fonte: Eurostat
Continue a ler esta notícia