Grécia: "Não há espaço para mais compromissos" - TVI

Grécia: "Não há espaço para mais compromissos"

Varoufakis e Dijsselbloem

Ministro grego do Trabalho diz que os credores devem agora assumir a sua responsabilidade pelo seu papel no processo negocial que está a decorrer. Comissário Europeu dos Assuntos Económicos reconhece "progressos", mas diz que ainda "há trabalho por fazer"

Relacionados
A Grécia não pode fazer mais concessões nas negociações e os credores devem agora assumir a sua responsabilidade pelo seu papel neste processo negocial, disse o ministro grego do Trabalho, Panos Skourletis, esta terça-feira.

"Não há espaço para mais compromissos. Estamos agora à espera que o outro lado assuma as suas responsabilidades", disse o ministro, citado pelo The Irish Times. Neste momento é preciso uma "solução política" para a crise, acrescentou.


A Grécia continua numa corrida contra o tempo. No final desta semana termina mais um prazo de negociações, numa altura em que a Grécia já enfrente problemas de liquidez. O país continua à espera de uma tranche de ajuda financeira superior a sete mil milhões de euros.

O Comissário Europeu dos Assuntos Económicos, Pierre Moscovici, afirmou esta manhã que se têm verificado “significativos progressos” nas conversações sobre a crise da dívida grega, mas advertiu que ainda há muito por alcançar.

Pierre Moscovici afirmou que há ainda “trabalho por fazer”, em declarações à radio francesa, depois de uma reunião de emergência, centrada na Grécia, entre líderes da União Europeia, do Fundo Monetário Internacional (FMI) e do Banco Central Europeu (BCE).

O encontro, que teve lugar em Berlim, juntou a chanceler alemã, Angela Merkel, e os presidentes francês, François Hollande, da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, e do BCE, Mario Draghi, e a diretora do FMI, Christine Lagarde.

"Os trabalhos devem continuar com intensidade. Os participantes desta reunião têm estado em contacto próximo nos últimos dias e querem que continue assim", afirmaram depois do encontro.

Na segunda-feira, o comissário europeu Gunter Oettinger disse acreditar que é possível alcançar um acordo ainda esta semana.

Continue a ler esta notícia

Relacionados

Mais Vistos