Pequenas e médias empresas que inovam podem lucrar 8 vezes mais - TVI

Pequenas e médias empresas que inovam podem lucrar 8 vezes mais

Segundo um estudo da associação Cotec, em parceria com a Deloitte, são quase 740 mil as PME’s em Portugal e todas procuram a fórmula do sucesso

As pequenas e médias empresas (PME’s) inovadoras apresentam resultados financeiros superiores à média. A conclusão é de um estudo da Cotec, em parceria com a consultora Deloitte. As PME's que mais inovam chegam a lucrar 8 vezes mais.

Mas no conjunto são quase 740 mil as PME’s em Portugal e todas procuram a fórmula do sucesso.

De acordo com o estudo, a chave pode ser a inovação. A consultora analisou as PME’s mais bem-sucedidas e concluiu que as empresas inovadoras apresentam resultados financeiros superiores à média.

Por exemplo, têm um volume de negócios 3,7 vezes superior, uma taxa de crescimento anual 10 pp acima da média e lucram 7,8 vezes mais.

Em regra uma PME pode ter até 250 trabalhadores e faturar até 50 milhões de euros por ano, mas a maioria destas empresas em Portugal ainda está muito longe destes números.

Nas contas agora feitas, se as 20 empresas mais inovadoras atingissem essa dimensão até 2020, isso permitiria criar 1.465 postos de trabalho, e acrescentar 412 milhões de euros às exportações portuguesas.

Para estimular o crescimento destas empresas, a Cotec propõe medidas, por exemplo, para criar um programa de estágios profissionais direcionados para funções de investigação, desenvolvimento e inovação, alargar o acesso destas empresas a incentivos financeiros e fundos comunitários e criar um mercado de capitais para PME em expansão.

A associação deixa também um alerta existem mais incentivos financeiros para as pequenas e médias empresas do que para as grandes. Na prática, isso desencoraja o crescimento porque os empresários não querem perder o acesso a estes fundos.

Continue a ler esta notícia