SCUT: transportadoras satisfeitas com descontos - TVI

SCUT: transportadoras satisfeitas com descontos

A22

Desconto será de 10% a partir de 2012

O presidente da Associação Nacional das Transportadoras Portuguesas (ANTP) manifestou-se esta quinta-feira satisfeito com a decisão governamental em manter os descontos para os pesados de mercadorias nas antigas SCUT, que tinham sido acordados com o anterior Executivo.

De acordo com Artur Mota, o tema do desconto nas SCUT «não é novo, [porque] está no memorando de entendimento acordado com o Governo anterior» e, «se há um mês podia considerar mau», porque não havia portagens, agora «é uma medida boa, porque é melhor do que nada».

O secretário de Estado dos Transportes, Sérgio Monteiro, disse na quarta-feira que a partir de 2012 os veículos pesados de mercadorias terão um desconto de 10 por cento durante o dia e de 25 por cento à noite, nas portagens das antigas auto-estradas sem custos para os utilizadores (SCUT), de acordo com uma portaria a publicar no início do ano.

A 5 de Abril deste ano, uma resolução do Conselho de Ministros assinada pelo ex-primeiro-ministro José Sócrates tinha inscrita a introdução de «descontos no pagamento de portagens no âmbito das SCUT, designadamente através da modulação horária, admitindo-se descontos de 10 por cento no período diurno e de 25 por cento no período nocturno».

Artur Mota disse ainda que o sector está «cansado e desmotivado» devido aos crescentes custos.

Fonte do gabinete de imprensa do ministério da Economia, adiantou que «a portaria a ser publicada surge na sequência do decreto de lei que elimina as SCUT» e que os «valores avançados pelo secretário de Estado são os que foram acordados» com os representantes do sector.

O Governo decidiu o início da cobrança de portagens nas SCUT A22, A23, A24 e A25 na primeira semana de Dezembro, sendo as restantes auto-estradas sem custos para os utilizadores já estavam a ser cobradas.
Continue a ler esta notícia