The Navigator lucra menos 5,4% até setembro - TVI

The Navigator lucra menos 5,4% até setembro

Dinheiro (Reuters)

Empresa de pasta de papel é a antiga Portucel. Embora tenha subido quase 20% no terceiro trimestre, resultado líquido baixou nos primeiros nove meses deste ano

O resultado líquido do grupo The Navigator Company, antiga Portucel, recuou 5,4% nos primeiros nove meses do ano, ou seja, até setembro, fixando-se nos 134,3 milhões de euros. Já se nos centrarmos apenas no terceiro trimestre, de julho a setembro, os lucros subiram 19,8%. A primeira reação em bolsa é quase nula, com os títulos a subirem 0,04% para 2,681 euros e cerca de 7.000 ações negociadas às 08:10 da manhã.

Em comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), o grupo indica o termo de comparação: o resultado líquido desceu de 141,9 para 134,3 milhões de euros em relação aos nove primeiros meses de 2015.

Na comparação trimestral, o resultado bateu as estimativas dos analistas consultados pela Reuters, que apontavam para uma subida de 11%. Ora, foi na realidade de 19,8% para 48,8 milhões de euros. Foi melhor do que se esperava, apesar da baixa dos preços do papel e da pasta.

 O valor das vendas no terceiro trimestre de 2016 caiu 4,4%, comparando com os três meses anteriores, para 376,8 milhões, "uma evolução expectável considerando a sazonalidade deste período do ano".

Contudo, o EBITDA - lucros antes de impostos, amortizações e depreciações - subiu em cadeia trimestral 4,4% para 106,2 milhões entre julho e setembro.

O segundo trimestre, recorda o mesmo comunicado, "foi negativamente impactado por um montante de 2,4 milhões relativos às perdas com o incêndio de Vila Velha de Rodão".

A Navigator é a líder europeia na produção de papel UWF e a sexta maior no mundo. A empresa também é a maior produtora europeia de pasta de papel BEKP, e quinta maior a nível global.

Continue a ler esta notícia