Acordo sobre emissão de dívida europeia sem «a mínima possibilidade» - TVI

Acordo sobre emissão de dívida europeia sem «a mínima possibilidade»

Juros

Chefes de Estado e de Governo vão estar reunidos em Bruxelas quinta e sexta-feira

Relacionados
O presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso, disse esta terça-feira em Estrasburgo que não vê «a mínima possibilidade», neste momento, de os 27 chegarem a acordo sobre a emissão de títulos da dívida pública europeia, os chamados eurobonds.

Falando perante o Parlamento Europeu, em «vésperas» da Cimeira de chefes de Estado e de Governo da UE, de quinta e sexta-feira em Bruxelas, o presidente do executivo comunitário disse até achar a ideia dos eurobonds «interessante e atractiva», mas, face à «óbvia» falta de consenso actual, é melhor apostar hoje em «instrumentos que geram consenso», sem «matar» a ideia da dívida europeia, mas adiando-a para melhor altura.

«Hoje não há de facto consenso sobre as propostas feitas recentemente pelo primeiro-ministro (luxemburguês Jean-Claude Juncker (presidente do Eurogrupo). Portanto, acho que devemos concentrar-nos naquilo que pode criar consensos na Zona Euro», pois abrir um debate para o qual «obviamente não há consenso» só serve para «dividir a zona euro e a EU», com consequências nos mercados.
Continue a ler esta notícia

Relacionados