Actividade económica recua «fortemente» em Janeiro - TVI

Actividade económica recua «fortemente» em Janeiro

Mercados

Indicador de consumo privado desacelerou no início do ano

Relacionados
Na Área Euro (AE) e na União Europeia (UE27), os indicadores de sentimento económico e de confiança dos consumidores prolongaram os movimentos descendentes anteriores, fixando mínimos históricos para as respectivas séries, iniciadas em Março de 1995, indicam os dados relativos a Fevereiro, divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

Em Portugal, o indicador de clima económico, disponível para Fevereiro, e o indicador de actividade económica, disponível até Janeiro, prolongaram as acentuadas trajectórias descendentes observadas desde Maio de 2008 e Janeiro de 2008, respectivamente.

O indicador de consumo privado desacelerou em Janeiro, em resultado da evolução negativa da componente de consumo duradouro, uma vez que a componente de consumo não duradouro recuperou ligeiramente.

Relativamente ao comércio internacional de bens, em Janeiro registou-se uma redução significativa das taxas de variação homólogas nominais das importações (reflectindo em parte a evolução do preço do petróleo) e das exportações (em parte devido à contracção económica observada nos países clientes), passando de menos 6,4 por cento para menos 15,8% e de menos 11% para menos 19,7%, respectivamente.

A estimativa para o PIB aponta para uma taxa de variação homóloga negativa de 1,8% no 4º trimestre (0,4% no trimestre anterior), devido sobretudo à forte contracção das exportações e do investimento.
Continue a ler esta notícia

Relacionados