Alemanha propõe novo fundo de estabilização para salvar euro - TVI

Alemanha propõe novo fundo de estabilização para salvar euro

Euro

Fundo deverá servir para ajudar países da Zona Euro em dificuldades financeiras

Relacionados
A Alemanha e outros países europeus estão a ponderar a criação de um fundo de estabilização europeu como instituição paralela ao Banco Central Europeu (BCE) para salvar a moeda única, notícia o matutino germânico «Sueddetusche Zeitung», esta quinta-feira, nota a Lusa.

O fundo deverá servir para ajudar países da Zona Euro em dificuldades financeiras, exigindo-lhes simultaneamente, rigorosa disciplina orçamental, na linha das decisões aprovadas na Cimeira Europeia, em Bruxelas, na semana passada.

Os chefes de Estado e de Governo dos «27» decidiram então criar um mecanismo permanente para estabilizar a moeda única, que substituirá, a partir de meados de 2013, o actual fundo de estabilização de 750 mil milhões de euros, criado em Maio, e a que, entretanto, recorreu apenas a Irlanda.

Fundo funcionará como 2ª instituição

Com base num documento ainda confidencial do governo alemão, mas de que participaram também a Finlândia, a Holanda e a Irlanda, o «Sueddetusche Zeitung» revela que o novo fundo deverá funcionar como segunda instituição, com plena autonomia, a par do BCE, e o seu refinanciamento deve ser «ilimitado».

Para isso, os países da moeda única terão de contribuir com garantias bancárias, na proporção do seu poder económico.

Ultimamente, tem havido debates no sentido de aumentar o tecto do actual fundo de estabilização financeira, opinião defendida, por exemplo, pelo presidente do BCE, Jean-Claude Trichet, mas Berlim considerou a medida «desnecessária».
Continue a ler esta notícia

Relacionados