China reafirma disposição de apoiar Zona Euro - TVI

China reafirma disposição de apoiar Zona Euro

Juros

China quer apoiar Zona Euro, mas não precisou o montante das respectivas dívidas que já comprou ou vai comprar

Relacionados
A China reafirmou esta quinta-feira a disposição de apoiar financeiramente os países da Zona Euro, mas não precisou o montante das respectivas dívidas que já comprou ou vai comprar.

«Estamos prontos a apoiar os países da zona euro a ultrapassar a crise financeira e alcançar a recuperação económica», disse a porta-voz do ministério chinês dos Negócios Estrangeiros, Jiang Yu.

Questionada sobre montante de títulos do tesouro de alguns países que já comprou, a porta-voz afirmou que «a União Europeia é um dos principais mercados para as suas reservas externas».

Na semana passada, em Pequim, o ministro português das Finanças, Fernando Teixeira dos Santos, anunciou que a China ia «reforçar» o seu apoio financeiro a Portugal, mas não precisou o montante da dívida soberana que as autoridades chinesas se propuseram comprar.

«Temos aqui um parceiro que vai continuar a apoiar Portugal, conforme tem apoiado», disse Teixeira dos Santos.

A China possui as maiores reservas em divisas do mundo, no valor de 2,65 biliões de dólares (números de Setembro passado), e é, nomeadamente, o principal detentor de títulos do Tesouro norte-americano.

Há dois dias, na abertura da 3ª ronda do Diálogo de Alto Nível Económico e Comercial China-UE, o vice-primeiro-ministro Wang Qishan indicou que Pequim «ajudará alguns membros da UE a combater a crise da dívida soberana».
Continue a ler esta notícia

Relacionados