Crise: Irlanda corta 20% na despesa e sobe impostos - TVI

Crise: Irlanda corta 20% na despesa e sobe impostos

Bandeira da Irlanda

Como parte do plano para reduzir o défice, o Governo irlandês anunciou ainda que vai despedir 25 mil funcionários

Relacionados
O Governo irlandês anunciou esta quarta-feira que vai cortar cerca de um quinto da despesa social até 2014 e aumentar os impostos como parte do plano para reduzir o défice das contas públicas para os 3 por cento do PIB.

A despesa social vai ser cortada em 2,8 mil milhões de euros e os impostos sobre o rendimento vão ser aumentados 1,9 mil milhões até 2014, para reduzir o défice de 12 por cento do PIB, ou 32 por cento, se for incluída a banca.

O plano serve para «trazer certeza ao nosso povo, para garantir que eles têm esperança para o futuro», disse o primeiro-ministro, Brian Cowen, citado pela Lusa, numa conferência de imprensa, em Dublin.

Irlanda despede 25 mil funcionários

A par disto, o Governo da Irlanda apresentou o «Plano Nacional de Recuperação» para os próximos quatro anos, que prevê o despedimento de 24.750 funcionários públicos, cortes de três mil milhões de euros nos benefícios sociais e um aumento generalizado de impostos.

O plano de acção visa restaurar a «confiança pública» e mostrar que o país tem «futuro», disse o primeiro-ministro irlandês, Brian Cowen.
Continue a ler esta notícia

Relacionados