Fitch mantém «rating» do Porto mas elogia gestão autárquica - TVI

Fitch mantém «rating» do Porto mas elogia gestão autárquica

Triplo A

Perspetiva permanece negativa, o que significa que cidade pode ser alvo de cortes no futuro

Relacionados
A agência de notação financeira Fitch manteve esta segunda-feira o «rating» da cidade do Porto em «BB+», o primeiro degrau do nível de «lixo» («junk»), com perspetiva negativa, mas elogia a gestão autárquica.

Apesar da perspetiva negativa, a Fitch diz que «devido ao bom desempenho orçamental, um quadro institucional de apoio e alternativas de reprogramação de investimentos», a autarquia conseguiu manter um nível de dívida «moderado» e um plano de pagamentos «confortável».

No entanto, refere, não será possível à cidade conseguir uma classificação mais elevada do que aquela que foi fixada para Portugal, uma vez que as autarquias estão dependentes das transferências do Governo central, cita a Lusa.

Segundo a Fitch, as receitas fiscais conseguidas pela autarquia nos últimos 5 anos têm-se mantido estáveis, mas as transferências correntes do governo central têm mostrado alguma volatilidade.

No entanto, a gestão da cidade ajustou os seus gastos operacionais para manter um «nível confortável» em termos orçamentais.

A Fitch manteve a 12 de novembro o «rating» de Portugal em «BB+», com perspetiva negativa, referindo que a manutenção da nota «reflete o progresso feito no âmbito do programa do FMI [Fundo Monetário Internacional] e da UE [União Europeia] até à data».

A perspetiva negativa, que pode implicar novo corte da nota de Portugal no futuro, tem a ver com o aumento dos riscos «políticos, de implementação e macroeconómicos» deste programa.
Continue a ler esta notícia

Relacionados