O “ir para fora cá dentro” continua a ser o lema de, praticamente, metade dos portugueses (47%).  A conclusão é do Barómetro de Férias da Europ Assistance, divulgado esta terça-feira.

Já os que têm intenções de irem para fora, elegem Espanha como o destino preferencial (25%), seguindo-se França (9%) e Itália (7%).

O Barómetro revela ainda que os portugueses são também os que pretendem tirar menos dias nas férias de verão. Quando questionados sobre qual a duração das suas férias, Portugal fica por 1,7 semanas, enquanto os franceses vão até às duas semanas e os suíços, espanhóis e belgas até às 1,9 semanas.

E porque verão “cheira” a praia, em Portugal a tendência continua a ser descansar junto ao mar. 61% dos inquiridos no nosso país planeiam passar as férias na praia. Existe ainda um número significativo que pretende fazer férias numa cidade: 34%, um valor acima da média europeia que fica pelos 25%.

O estudo procurou também perceber quais são os fatores mais relevantes na escolha do destino. O orçamento é a razão número um para todos os países, sendo que em Portugal o bolo destinado às férias fica pelos 1.333 euros, enquanto a média europeia atinge os 2.019 euros.

E se o orçamento pesa 69% na escolha, em segundo lugar os portugueses identificaram os riscos para a saúde (57%) e em terceiro os riscos de ataque terrorista (56%).

Seguros de viagem valorizado

Para 62% dos inquiridos, as coberturas de seguro mais valorizadas em Portugal são as despesas médicas. A opção de cancelamento da viagem é importante para 40%.

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A questão orçamental também é um agente decisor para a aquisição de um seguro de viagem. Um preço acessível é o critério que mais influencia a escolha para 36% dos inquiridos-

No que diz respeito aos canais de subscrição de seguros de viagem, o barómetro indica que os Portugueses ainda privilegiam a aquisição através de Companhia de Seguros (29%) e Agências de Viagem (25%) em detrimento da subscrição online (8%).

Esta é a 19ª edição do Barómetro das Férias da Europ Assistance feito pela Ipsos. Teve por base uma amostra de 16 mil indivíduos, maiores de 18 anos, de 12 países da Europa e da América. É o segundo ano que a pesquisa avalia as tendências em Portugal. Os inquéritos foram aplicados entre 18 de março e 10 de abril de 2019.