Gás de botija mais barato: Governo recupera promessa por cumprir em 2017 - TVI

Gás de botija mais barato: Governo recupera promessa por cumprir em 2017

  • VC
  • 22 jan 2018, 09:23
Gás

Ministro da Economia tinha dado indicação de que iria pôr em marcha, ainda em 2017, um conjunto de medidas para baixar os preços do gás de garrafa. Não aconteceu, mas quer agora avançar com projeto piloto para a garrafa solidária nas autarquias

O Governo recuperou a promessa que já tinha feito para 2017, mas que não se concretizou: uma redução do preço do gás de garrafa para famílias carenciadas. 

Vai mesmo avançar, este ano, um projeto piloto para testar a garrafa solidária, em algumas autarquias, segundo a garantia dada por fonte do executivo ao DN/Dinheiro Vivo. 

Os preços podem variar, mas a ideia é que uma botija passe a custar entre os 12 e os 15 euros. Neste momento, os preços médios do gás de botija rondam os 25 euros.

O projeto de regulamento está a ser preparado, para depois ser colocado em consulta pública.

Já aprovado está o decreto-lei que permite trocar livremente as botijas de gás. As empresas passam a ter de a aceitar sempre as garrafas vazias dos seus concorrentes, sem custos adicionais para os consumidores. Passa, ainda, a ser obrigatória a venda de botijas de gás nos postos de combustível.

Há quase um ano, o ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral, tinha dito que um estudo da Autoridade da Concorrência (AdC), a alertar para a falta de concorrência no mercado do gás de garrafa, iria levar à implementação de medidas ainda em 2017. Será, afinal, para contar com isto em 2018, segundo a promessa agora recuperada.

Os preços do gás natural não sofreram alteração a 1 de janeiro. Qualquer mudança só será anunciada a 15 de junho. É que a Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos estipula as tarifas anualmente, mas de julho a julho de cada ano

Continue a ler esta notícia