Inflação na zona euro volta a negativos em Abril - TVI

Inflação na zona euro volta a negativos em Abril

Mercado (Reuters)

O Eurostat confirmou esta quarta-feira o regresso aos valores negativos da taxa de inflação em Abril, devido aos preços na energia. Mesmo sem este item, a inflação está longe das metas do BCE.

Os preços na zona euro caíram 0,2% em abril contra os 0% de março e do mês de abril de 2015, disse hoje o Eurostat.

De acordo com os dados, divulgados hoje pelo gabinete de estatística europeu, a inflação regressa assim a valores negativos.

Segundo o organismo da União Europeia, no conjunto dos 28 Estados-membros a taxa de inflação homóloga foi também de -0,2%, face aos 0,0% registados tanto em março quanto no homólogo.

Feitas as contas, e segundo os dados, em abril, a inflação foi negativa em 17 Estados-membros, com as taxas mais baixas a serem registadas na Roménia (-2,6%), na Bulgária (-2,5%) e em Chipre (-2,1%). O impacto mais significativo para esta variação de preços veio do sector da restauração e cafés, com uma variação positiva de 0,13%. Sendo que a penalizar este, sobretudo, o preço da energia, com destaque para os combuestíveis para transportes (-0.54 pontos percentuais), óleo para aquecimento (-0.22 pontos percentuais) e gás (-0.13 pontos percentuais).

Continue a ler esta notícia