Montepio agrava prejuízos com menos 222 trabalhadores e 90 balcões - TVI

Montepio agrava prejuízos com menos 222 trabalhadores e 90 balcões

Eleições no Montepio: PSP chamada por suspeita de irregularidades

Resultado líquido compara com as perdas próximas de 60 milhões de euros nos primeiros nove meses de 2015. Se nos centrarmos apenas no terceiro trimestre, entre julho e setembro, as contas foram ligeiramente positivas, na ordem dos 144 mil euros

A Caixa Económica Montepio Geral agravou os prejuízos em 8 milhões de euros até setembro, em comparação como os primeiros nove meses do ano passado. O resultado foi negativo em 67,5 milhões de euros (-59,5 milhões em 2015).

Já se nos centrarmos apenas no terceiro trimestre de 2016, isto é, entre julho e setembro, o resultado líquido foi ligeiramente positivo, situando-se na ordem dos 144 mil euros.

No comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), a entidade liderada por José Félix Morgado destaca que isso "inverte a tendência recente de resultados trimestrais negativos".

Quanto ao prejuízo no acumulado dos primeiros nove meses do ano, o Montepio sublinhou que o mesmo se deve aos "impactos específicos ocorridos no primeiro semestre, relacionados com os custos com o processo de redimensionamento da estrutura operativa [que custou até agora 32 milhões de euros], com as contribuições sobre o setor bancário para o Fundo Único de Resolução e para o Fundo de Resolução Nacional e com perdas em investimentos financeiros".

E realça no mesmo comunicado: "Antes destes impactos, o resultado líquido dos primeiros nove meses de 2016 fixou-se em 22,6 milhões de euros".

Até setembro saíram 222 trabalhadores do Montepio e fecharam 90 balcões em Portugal, estando abertos ao público 332. Assim, no final do terceiro trimestre, o grupo tinha 4.182 funcionários. 

A rede internacional conta ainda com mais 30 balcões, que se têm mantido sem alterações, entre o Finibanco Angola e o banco de Moçambique.

A margem financeira cresceu 10,3%, face ao período homólogo e os depósitos de clientes também aumentaram 39,6 milhões, mais 0,3%.

O Montepio fechou a sessão desta quinta-feira, em bolsa, a recuar 0,23% para 0,433 euros. A reação a estes resultados produzir-se-á na sessão de amanhã, sexta-feira, a última da semana.

Continue a ler esta notícia