Governo promete «medidas adicionais» à troika - TVI

Governo promete «medidas adicionais» à troika

Novo executivo «será mais ambicioso» do que o memorando imposto em troca da ajuda externa, por uma questão de «precaução»

O Governo garante esta terça-feira que «serão adoptadas medidas adicionais de carácter estrutural tendentes a garantir o cumprimento e a antecipação das metas a que o país está obrigado e, por essa via, a restaurar a confiança internacional na sua economia».

A frase está inscrita no programa do Governo, que foi hoje entregue na Assembleia da República, e vai de encontro ao que o primeiro-ministro tinha anunciado na passada semana, no Conselho Europeu.

Vai haver medidas adicionais, no capítulo Finanças Públicas e Administração do Estado, porque o Executivo liderado por Passos Coelho quer ser «mais ambicioso» do que a troika na redução do défice, «sem prejuízo do cumprimento escrupuloso das medidas acordadas com o FMI e a União Europeia».

Mas não só: o executivo pensa em precaver-se contra «eventuais desenvolvimentos adversos externos e internos»; ou seja, o problema da Grécia, por um lado, e uma eventual derrapagem orçamental.

Contudo, um olhar atento pelo programa não revela novidades na área das Finanças Públicas, o que poderá indicar que há medidas que serão anunciadas na apresentação e discussão do programa na Assembleia da República esta quinta-feira.
Continue a ler esta notícia

EM DESTAQUE