Ursula von der Leyen anunciou formalmente, esta quarta-feira, a aprovação do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) de Portugal – a primeira etapa de um périplo europeu que a levará a cinco capitais esta semana para anunciar a validação dos respetivos planos nacionais.

Vai transformar a economia portuguesa", referiu von der Leyen.

A presidente da Comissão Europeia esteve no Centro Ciência Viva, no Pavilhão do Conhecimento, um dos projetos a financiar através do PRR, e, após visita ao centro, reuniu com António Costa.

Von der Leyen entregou pessoalmente ao primeiro-ministro o resultado da análise do PRR de Portugal no âmbito do Next Generation EU - o programa de recuperação da União Europeia.

A Comissão Europeia considerou que o Plano apresentado por Portugal é "ambicioso e robusto", respeita os objetivos das transições climática e digital e apresenta mecanismos de controlo fortes.

Os primeiros pagamentos estarão já disponíveis a partir de julho. 

Costa fala em marco histórico e em confiança na recuperação da Europa em conjunto

O primeiro-ministro considerou que a aprovação dos primeiros planos de Recuperação e Resiliência (PRR) pela Comissão Europeia constitui "um marco histórico", demonstrando que a Europa agiu em conjunto para pôr a recuperação em marcha.

A Comissão Europeia procedeu na terça-feira à emissão de dívida e a generalidade dos Estados-membros já apresentou os seus planos. Este é um marco histórico na União Europeia", declarou na conferência de imprensa o primeiro-ministro do Portugal, país que preside ao Conselho da União Europeia até junho.

António Costa afirmou depois que estes passos dados pela União Europeia "significam que a esperança se converteu agora em confiança".

"A Europa agiu em conjunto para colocar em marcha a recuperação", declarou, numa alusão à crise provocada pela pandemia da covid-19 desde fevereiro do ano passado.

Hoje é o dia em que a esperança se converte em confiança", afirmou Costa, considerando ainda que "Sermos os primeiros é uma honra e uma responsabilidade"

Rafaela Laja