Governo sobre OE2011: «Estamos mais perto de chegar a um acordo» - TVI

Governo sobre OE2011: «Estamos mais perto de chegar a um acordo»

Ministro Silva Pereira afirma que Governo e PSD estão «mais próximos de um acordo». Às vezes «as aparências iludem»

Relacionados
O ministro da Presidência garantiu esta quinta-feira que Governo e PSD estão «mais perto do que nunca de chegar a um acordo para a viabilização do Orçamento de Estado para 2011».

Silva Pereira, que falava no final do Conselho de Ministros, foi confrontado pelos jornalistas sobre a ruptura negocial em torno das negociações sobre o OE, e surpreendeu na resposta: «Julgamos que estamos hoje mais perto da viabilização do Orçamento do que estávamos no início da negociação. Às vezes as aparências iludem».

Não explicando o sentido desta frase, o ministro disse conteúdo que «não se negoceia o Orçamento na praça pública». «Não seria aqui que eu iria sinalizar em que termos nos parece que é possível que - mais cedo do que tarde - seja dada aos mercados internacionais e ao país a garantia de que vai ter um OE aprovado para 2011».

O ministro sublinhou ainda que «o Governo mantém-se inteiramente disponível para fazer tudo o que estiver ao seu alcance no sentido de assegurar a viabilização do OE», frisando que «os mercados estão a dizer ao país que este orçamento precisa de ser aprovado».

E para Silva Pereira não há «nenhuma dúvida de que o Governo fez um esforço de aproximação», o que para o ministro é visível no facto de «apenas num dos [seis] pontos não ter sido possível de todo chegar a um acordo», referindo-se ao ponto de taxa máxima do IVA, «que o próprio PSD reconheceu que não era viável» alterar.

Alterações acordadas com PSD só serão incluídas se OE passar na generalidade
Continue a ler esta notícia

Relacionados