PT: Pires de Lima espera que justiça «continue a funcionar» - TVI

PT: Pires de Lima espera que justiça «continue a funcionar»

Pires de Lima [Foto: Lusa]

Ministro da Economia admite que os casos BES e PT podem estar a ter repercussões na reputação do país

O ministro da Economia, António Pires de Lima, espera que a justiça «continue a funcionar» em Portugal, depois de ser questionado sobre as buscas na Portugal Telecom SGPS.


«Se algumas destas investigações procuram encontrar explicação para aquilo que eu próprio, enquanto governante há uns meses, classifiquei como inexplicável, tanto melhor», sublinhou Pires de Lima, esta terça-feira. «A única coisa que desejo enquanto cidadão e enquanto português é que a justiça funcione e que continue a funcionar em Portugal», acrescentou.


As buscas estão a decorrer hoje nas instalações da PT SGPS, por parte do Ministério Público, da Polícia Judiciária, da CMVM e da Autoridade Tributária. Na base estará o investimento feito pela PT em abril, à Rioforte, holding do Grupo Espírito Santo (GES). A empresa de telecomunicações perdeu 847 milhões de euros.


O relatório da consultora PriceWaterHouseCoopers (PwC), que tem vindo a ser investigada, sobre os empréstimos de tesouraria efetuados pela PT SGPS e pelo GES está, também, na causa do processo. O investimento na Rioforte ainda não foi dado a conhecer à CMVM.


Em agosto do ano passado, o ministro culpava os escândalos BES e PT pela queda do mercado acionista português. «Os receios dos investidores estão lá, por isso é que os mercados caíram, porque houve, de facto, acontecimentos relevantes em Portugal que são inexplicáveis para qualquer investidor, nomeadamente investidores estrangeiros convencidos de que o mercado português não viveria situações como estas».


No entanto, António Pires de Lima continua positivo e espera por «boas novas».
Continue a ler esta notícia

EM DESTAQUE