É mais uma ferramenta para "reclamar" na internet. Existe há nove anos, mais "afincadamente" há dois. É gratuita e está acessível a qualquer cidadão que utilize e/ ou tenha acesso à internet e precise de fazer uma reclamação, junto de uma entidade pública ou marca (empresa privada). Quem o diz é o presidente executivo e fundador do Portal da Queixa (portaldaqueixa.com), Pedro Lourenço, que esteve no espaço da Economia 24 do "Diário da Manhã" da TVI.
Segundo o responsável, os portugueses reclamam cada vez mais, mesmo dos serviços públicos. Um estudo recente do Portal da Queixa em parceria com em parceria com a Nicequest, concluiu que 97% dos portugueses diz que faz sentido reclamar e que, cada vez mais, as reclamações e a reputação da marca influenciam a decisão de compra.
Em comparação com dados obtidos em 2017, o Portal da Queixa verificou que, entre janeiro e maio de 2018, as reclamações a entidades públicas aumentaram cerca de 40%.
A Segurança Social, o Serviço Nacional de Saúde e o Centro Nacional de Pensões são as entidades que lideram o Top15 das entidades com mais reclamações nestes cinco meses do ano. No período em análise, a Segurança Social recebeu cerca de 881 reclamações, o que a coloca no topo das entidades que apresentam um maior número de queixas. Grande parte das reclamações são referentes a problemas na atribuição dos rendimentos e abonos ou outros.
Cerca de 62% dos consumidores reclamam afirmando que o atendimento e a análise da situação não está a ser devidamente realizado, já 38% dos casos é devido a atrasos significativos na entrega de subsídios ou na resposta da entidade.
No segundo lugar da tabela segue-se o Serviço Nacional de Saúde com cerca de 273 reclamações. 52% das queixas prendem-se com o mau atendimento e 45% com o mau serviço prestado nos hospitais ou centros de saúde. Segue-se na tabela o Centro Nacional de Pensões com um registo de 264 reclamações desde o início do ano.
Tal como no tema das “Queixas às autarquias”, a Câmara Municipal de Oeiras ganha destaque na tabela das entidades públicas com maior número de reclamações, com uma variação de 280% face ao período homólogo. Os últimos lugares da tabela pertencem ao IEFP (34 reclamações) e à Câmara Municipal de Sintra (29 reclamações).
Entidades tentam resolver e responder às reclamações dos consumidores
Após reclamações publicadas no Portal da Queixa, foi possível apurar que algumas entidades tentam resolver as queixas dos seus consumidores respondendo à reclamação publicada. Desde o início do ano de 2018, que o Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT), o Ministério da Educação e da Ciência e o Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) se apresentam como as entidades que mais resolveram os problemas junto dos consumidores. Por sua vez, o Serviço Nacional de Saúde, que revela ser uma das entidades com maior número de reclamações, não apresenta uma grande capacidade de resolução, uma vez que das 273 reclamações registadas, apenas 7 foram resolvidas.
N.º reclamações resolvidas em 2018 |
N.º totais |
% |
|
IMT |
163 |
179 |
91% |
Ministério da Educação e da Ciência |
143 |
158 |
91% |
IEFP |
5 |
34 |
15% |
Câmara Municipal de Lisboa |
14 |
103 |
14% |
Segurança Social |
109 |
881 |
12% |
Centro Nacional de Pensões |
31 |
264 |
12% |
IRN - Instituto dos Registos e Notariado |
12 |
115 |
10% |
ADSE |
5 |
49 |
10% |
Autoridade Tributária e Aduaneira |
12 |
166 |
7% |
SEF |
5 |
96 |
5% |
Serviço Nacional de Saúde |
7 |
273 |
3% |
As autarquias de Lisboa e Vila Nova de Gaia estão no pódio da tabela referente às entidades que mais responderam aos consumidores, com uma taxa de 100% de resposta, o que revela que todas as reclamações registadas no Portal da Queixa obtiveram uma resposta da entidade responsável. Por sua vez, os últimos lugares da tabela são ocupados pela Segurança Social e pela Câmara Municipal do Porto com uma taxa de resposta de apenas 13%.
N.º reclamações respondidas em 2018 |
N.º totais |
% |
|
Câmara Municipal de Lisboa |
103 |
103 |
100% |
Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia |
34 |
34 |
100% |
IMT |
177 |
179 |
99% |
Ministério da Educação e da Ciência |
146 |
158 |
92% |
Câmara Municipal de Braga |
12 |
13 |
92% |
Câmara Municipal de Loures |
9 |
10 |
90% |
IHRU |
8 |
11 |
73% |
Câmara Municipal da Marinha Grande |
2 |
3 |
67% |
Câmara Municipal de Valongo |
3 |
9 |
33% |
Segurança Social |
111 |
881 |
13% |
Câmara Municipal do Porto |
6 |
48 |
13% |
Além do Portal da Queixa, há muitas outras entidades para onde pode apresentar reclamações, nomeadamente presencialmente ou nos sites de cada entidade ou marca. Um importante mesmo é que o faça, quando se sente lesado.