Reclamar de marcas e entidades públicas. Sabe onde? - TVI

Reclamar de marcas e entidades públicas. Sabe onde?

Além do Portal da Queixa, há muitas outras entidades para onde pode apresentar reclamações, nomeadamente presencialmente ou nos sites de cada entidade ou marca. Um importante mesmo é que o faça, se se sente lesado

É mais uma ferramenta para "reclamar" na internet. Existe há nove anos, mais "afincadamente" há dois. É gratuita e está acessível a qualquer cidadão que utilize e/ ou tenha acesso à internet e precise de fazer uma reclamação, junto de uma entidade pública ou marca (empresa privada). Quem o diz é o presidente executivo e fundador do Portal da Queixa (portaldaqueixa.com), Pedro Lourenço, que esteve no espaço da Economia 24 do "Diário da Manhã" da TVI.

Segundo o responsável, os portugueses reclamam cada vez mais, mesmo dos serviços públicos. Um estudo recente do Portal da Queixa em parceria com em parceria com a Nicequest, concluiu que 97% dos portugueses diz que faz sentido reclamar e que, cada vez mais, as reclamações e a reputação da marca influenciam a decisão de compra.

Em comparação com dados obtidos em 2017, o Portal da Queixa verificou que, entre janeiro e maio de 2018, as reclamações a entidades públicas aumentaram cerca de 40%.

A Segurança Social, o Serviço Nacional de Saúde e o Centro Nacional de Pensões são as entidades que lideram o Top15 das entidades com mais reclamações nestes cinco meses do ano. No período em análise, a Segurança Social recebeu cerca de 881 reclamações, o que a coloca no topo das entidades que apresentam um maior número de queixas. Grande parte das reclamações são referentes a problemas na atribuição dos rendimentos e abonos ou outros.

Cerca de 62% dos consumidores reclamam afirmando que o atendimento e a análise da situação não está a ser devidamente realizado, já 38% dos casos é devido a atrasos significativos na entrega de subsídios ou na resposta da entidade.

No segundo lugar da tabela segue-se o Serviço Nacional de Saúde com cerca de 273 reclamações. 52% das queixas prendem-se com o mau atendimento e 45% com o mau serviço prestado nos hospitais ou centros de saúde. Segue-se na tabela o Centro Nacional de Pensões com um registo de 264 reclamações desde o início do ano.

Tal como no tema das “Queixas às autarquias”, a Câmara Municipal de Oeiras ganha destaque na tabela das entidades públicas com maior número de reclamações, com uma variação de 280% face ao período homólogo. Os últimos lugares da tabela pertencem ao IEFP (34 reclamações) e à Câmara Municipal de Sintra (29 reclamações).

Entidades tentam resolver e responder às reclamações dos consumidores

Após reclamações publicadas no Portal da Queixa, foi possível apurar que algumas entidades tentam resolver as queixas dos seus consumidores respondendo à reclamação publicada. Desde o início do ano de 2018, que o Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT), o Ministério da Educação e da Ciência e o Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) se apresentam como as entidades que mais resolveram os problemas junto dos consumidores. Por sua vez, o Serviço Nacional de Saúde, que revela ser uma das entidades com maior número de reclamações, não apresenta uma grande capacidade de resolução, uma vez que das 273 reclamações registadas, apenas 7 foram resolvidas.

N.º reclamações resolvidas em 2018

N.º totais

%

IMT

163

179

91%

Ministério da Educação e da Ciência

143

158

91%

IEFP

5

34

15%

Câmara Municipal de Lisboa

14

103

14%

Segurança Social

109

881

12%

Centro Nacional de Pensões

31

264

12%

IRN - Instituto dos Registos e Notariado

12

115

10%

ADSE

5

49

10%

Autoridade Tributária e Aduaneira

12

166

7%

SEF

5

96

5%

Serviço Nacional de Saúde

7

273

3%

 

As autarquias de Lisboa e Vila Nova de Gaia estão no pódio da tabela referente às entidades que mais responderam aos consumidores, com uma taxa de 100% de resposta, o que revela que todas as reclamações registadas no Portal da Queixa obtiveram uma resposta da entidade responsável. Por sua vez, os últimos lugares da tabela são ocupados pela Segurança Social e pela Câmara Municipal do Porto com uma taxa de resposta de apenas 13%.

 

N.º reclamações respondidas em 2018

N.º totais

%

Câmara Municipal de Lisboa

103

103

100%

Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia

34

34

100%

IMT

177

179

99%

Ministério da Educação e da Ciência

146

158

92%

Câmara Municipal de Braga

12

13

92%

Câmara Municipal de Loures

9

10

90%

IHRU

8

11

73%

Câmara Municipal da Marinha Grande

2

3

67%

Câmara Municipal de Valongo

3

9

33%

Segurança Social

111

881

13%

Câmara Municipal do Porto

6

48

13%

 

Além do Portal da Queixa, há muitas outras entidades para onde pode apresentar reclamações, nomeadamente presencialmente ou nos sites de cada entidade ou marca. Um importante mesmo é que o faça, quando se sente lesado.

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