BCE suspende títulos de dívida da Grécia - TVI

BCE suspende títulos de dívida da Grécia

Mario Draghi

Decisão tem carácter temporário e surge na sequência do corte de rating para incumprimento decidido pela S&P

Relacionados
O Banco Central Europeu suspendeu esta terça-feira a aceitação de títulos de dívida da Grécia como garantia para os bancos, na sequência da decisão da agência de rating Standard & Poor de descer a notação daquele país para «incumprimento seletivo».

«O conselho do Banco Central Europeu decidiu suspender temporariamente a elegibilidade dos instrumentos de dívida transacionáveis emitidos ou garantidos pela República Helénica para uso como garantia nas operações de política monetária do eurosistema», anunciou o BCE, num comunicado citado pela Lusa.

Também um porta-voz do banco com sede em Frankfurt anunciou que o BCE deixou de aceitar dívida grega como colateral para os bancos emprestarem dinheiro.

O BCE refere ainda que, apesar de tudo, as obrigações do tesouro conhecidas por Hellas poderão ser novamente usadas como colateral a partir de março deste ano.

Nesta data vai começar a ser posto em prática o programa aprovado em julho de 2011 pelos chefes de Estado e de governo da União Europeia (UE), para substituir as obrigações gregas para novos títulos.

A decisão do BCE vai afetar principalmente as instituições financeiras gregas que adquiriram mais dívida helénica e que até agora a apresentavam como garantia para a concessão de crédito.

A S&P reagiu ao lançamento, por Atenas, de uma operação de troca de parte da sua dívida nas mãos de credores - em causa estão está um perdão de dívida de 107 mil milhões de euros -, com o objetivo de reduzir a fatia de dívida detida por bancos e fundos de investimento e aliviar o peso do défice grego.

Face a esta decisão, a S&P baixou a classificação da Grécia, a curto e longo prazo, para o nível de «incumprimento seletivo».

A agência de rating admitiu que, quando a troca da dívida estiver concluída, pode elevar a classificação da Grécia para «CCC».
Continue a ler esta notícia

Relacionados