PIB: Portugal contrai 4 vezes mais que parceiros europeus - TVI

PIB: Portugal contrai 4 vezes mais que parceiros europeus

Dinheiro

Economia nacional recuou 1,3% no quarto trimestre de 2011 face ao terceiro. PIB encolheu em todos os quatro trimestres do ano passado

O Produto Interno Bruto (PIB) nacional registou uma queda de 1,3% no quarto trimestre de 2011 face ao trimestre anterior, revelam dados publicados esta terça-feira pelo Eurostat.

Uma queda quatro vezes superior à média dos parceiros europeus, já que, no mesmo período, a economia da zona euro e da União Europeia (UE) caiu 0,3%. Esta é a primeira vez que a União Europeia regista uma contração desde 2009.

Esta é a segunda divulgação dos dados relativos à economia europeia pelo Eurostat, e confirma os valores da primeira estimativa.

A contração trimestral da economia portuguesa é a maior de todos os países. Já na comparação homóloga, a economia portuguesa recuou 2,7%, uma performance melhor apenas que a da Grécia, cuja economia encolheu 7%.

De acordo com o gabinete de estatísticas da União Europeia (UE), os dados são, no entanto, melhores na comparação anual: comparando com o quarto trimestre de 2010, o PIB avançou 0,7% nos países da zona euro e 0,9% no total dos Estados-membros da UE.

Este foi o único trimestre de 2011 onde se registaram quedas no PIB, tanto da zona euro (que havia crescido 0,8% no primeiro trimestre e 0,1% no segundo e no terceiro), como na União Europeia (que apresentou expansões de 0,7% nos primeiros três meses de 2011, 0,2% entre Abril e Junho e 0,3% no terceiro trimestre).

Portugal, pelo contrário, registou contrações em todos os trimestres do ano passado: nos primeiros três meses apresentou uma queda em cadeia de 0,6%, no segundo trimestre um recuo de 0,2% e entre Julho e Setembro outra descida de 0,6%. No total, a economia nacional está em contração há cinco trimestres consecutivos.

No conjunto do ano, a economia da zona euro avançou 1,4% em 2011, uma décima abaixo da previsão anterior do Eurostat, e um valor inferior aos 1,9% registados em 2010.

Já no conjunto dos 27 Estados-membros da EU, o crescimento foi de 1,5% em 2011, depois de um avanço de 2% no ano transato.
Continue a ler esta notícia

EM DESTAQUE