BCE garante liquidez para fazer face ao Brexit - TVI

BCE garante liquidez para fazer face ao Brexit

Mario Draghi

Depois do Banco de Inglaterra ter dito que tomará "todas as medidas necessárias" para lidar com os efeitos do resultado favorável à saída do Reino Unido da União Europeia, Banco Central Europeu está a acompanhar de perto o problema

O Banco Central Europeu garante estar pronto para imprimir moeda e fornecer liquidez em divisa estrangeira aos países europeus, se os efeitos do Brexit tornarem necessárias essas medidas pela perturbação que podem causar nos mercados. A julgar pela reação de pânico de hoje, os próximos dias poderão ser críticos para as bolsas e mercados cambial e da dívida.

A instituição liderada por Mario Draghi diz, em comunicado, estar a acompanhar de perto os mercados financeiros, estando, de resto, em estreito contacto com outros bancos centrais.

"O BCE está pronto para fornecer liquidez adicional, se necessário, em euros e moedas estrangeiras. O BCE continuará a cumprir as suas responsabilidades para assegurar a estabilidade dos preços e a estabilidade financeira na zona euro"
 
Logo pela manhã, também o Banco de Inglaterra deixou expresso que "vai tomar todas as medidas necessárias para cumprir com a sua responsabilidade em termos de estabilidade monetária e financeira”.

Quanto ao impacto que o Brexit pode ter noutras economias, designadamente a grega, já que é atualmente o caso mais importante, o BCE acredita que ele será limitado.

A onda de choque provocada pela decisão dos britânicos (51,9% votaram a favor da saída e 48,1% contra) é facilmente perceptível pelo facto de o Reino Unido ser a segunda maior economia europeia, com um peso de 15% no PIB conjunto dos 28. 

 

Continue a ler esta notícia

Mais Vistos